Fissuras e unhas encravadas são comuns nesse período e devem ser tratadas por podólogos

Popularmente chamadas de rachaduras, as fissuras nos pés são bastante comuns durante a gravidez. A sobrecarga de peso, bem como o inchaço dos membros inferiores, podem causar grande desconforto para as futuras mamães e, em casos mais severos, dor e sangramento.

O inchaço, chamado edema gravitacional, acontece quando o sangue começa a circular mais devagar pelo corpo ocasionando retenção de líquidos. Nos dias quentes, com a dilatação dos vasos sanguíneos, o problema se agrava. Conforme especialistas uma das causas é a mudança hormonal do período e a maior produção de progesterona pelo corpo. Há também os casos em que o sistema linfático é normalmente mais lento e possibilita o inchaço com mais facilidade.
Segundo explica a podóloga, Cristina Lopes, o importante é se submeter a avaliação de um podólogo para a indicação do tratamento mais adequado. “As gestantes podem fazer uma hidratação profunda com parafina com um profissional especializado para preparar os pés para a gestação. Depois, em casa, é só manter o tratamento com cremes à base de ureia ou com silicone, que possuem alto fator de hidratação. Uma vez por semana, após a aplicação do creme, envolver os pés com papel filme por 30 minutos. Isso aumenta o poder de absorção”, ensina Cristina.

Outro problema que pode ocorrer nesse período é o encravamento das unhas dos pés. Isso pode acontecer, explica Cristina, quando os pés, maiores que o normal, ficam apertados nos sapatos. Usar calçados mais folgados e confortáveis é a saída.

“Já após o parto a tendência é que a mamãe volte ao peso normal e os pés desinchem, mas até que isso aconteça, a hidratação e o corte correto das unhas com um profissional habilitado continuam sendo muito importantes”, encerra a podóloga.

Confira abaixo alguns cuidados que as mulheres devem ter com os pés durante a gravidez: 

  1. Beber bastante água
  2. Diminuir o uso do sal
  3. Evite lixar os pés em casa, principalmente se a fissura sangrar com facilidade. Só o podólogo sabe a intensidade que pode dar ao lixamento a fim de não romper mais tecidos, agravando o caso.
  4. Hidratação diária dos pés
  5. Buscar tratamento com um profissional habilitado, durante e após a gestação
  6. Enquanto existir a fissura, evite o uso de chinelos e rasteirinhas. Opte por sapatos fechados mais confortáveis.

 

Fonte: http://www.semprematerna.com.br/saiba-como-cuidar-dos-pes-durante-a-gravidez/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá,
Posso ajudar?