Antes de pisar na areia: um guia de cuidados para deixar os pés prontos para o verão

Pxabay, Divulgação

Com a chegada do calor, os pés começam a dar o ar da graça fora dos sapatos fechados. Exibi-los em sandálias e rasteirinhas nem sempre é possível assim, de cara: então, este momento do ano é para tratar o que ficou escondido. Ficam mais aparentes calos, calcanhares rachados e outros reflexos de falta de cuidados no inverno _ a desidratação é o principal sintoma. E para quem transpira muito, é recomendado fazer uso de antissépticos e caprichar na higienização dos sapatos fechados — e até mesmo dos abertos —, variando os modelos calçados e deixando-os ao sol sempre que possível. Mas nada de ficar descalça achando que está tudo certo:

— No verão, usar sandálias é importante, pois ajuda também a evitar infecções como a micose, que proliferam mais facilmente com as temperaturas elevadas — explica a dermatologista Paula Belotti.

Paula e a professora de Podologia do Senac Kelly Cristina Gomes Oliveira esclarecem as principais dúvidas de quem quer deixar os pés à mostra na piscina, na praia e no dia a dia na cidade.

Usar sempre esmalte nas unhas do pé pode ser ruim?
Não necessariamente. De acordo com a dermatologista Paula Belotti, não há contraindicações se a mulher não tem alergias. É importante retirar as cutículas com muito cuidado, pois elas tendem a ser mais sensíveis nos dedos dos pés. Peça à manicure para hidratar as unhas antes da aplicação do esmalte. Em casa, além do creme, também é recomendável usar produtos à base de formaldeído (disponíveis em farmácias de manipulação) ao redor das unhas.

Lixar deixa a sola mais grossa?
Depende. A podóloga Kelly Oliveira explica que o solado grosso pode ser o resultado de uma pisada errada ou da pele ressecada. Ainda que o lixamento realizado por um profissional resolva o problema temporariamente, a camada espessa vai voltar _ nesse caso, um ortopedista pode indicar o uso de uma palmilha ou tratamentos específicos. Fique atenta: a lixa costuma ser um foco de contaminação, especialmente se a pessoa estiver com uma micose.

Calcanhar rachado tem solução?
Sim, mas exige muita hidratação. Por isso, tente manter uma rotina para passar o creme várias vezes ao dia. A dica da dermatologista Paula Belotti para o verão é misturar óleo de coco no hidratante. Para potencializar o efeito, aplique antes de dormir, cobrindo os pés com meias ou papel filme até a manhã seguinte _ para maior absorção da pele, seja generosa na quantidade do produto.

Existe jeito de remover calos para sempre?
Não. E, segundo a dermatologista, um dos erros mais comuns é raspar o pé com frequência para tentar se livrar das calosidades. A solução mais eficaz é procurar a origem da questão, que pode ser um sapato apertado ou algum problema na pisada. Para não agravar a situação, evite andar descalça _ mesmo em casa, mantenha os pés sempre em um chinelo ou em uma sandalinha.

Sapato de bico fino dá joanete?
Nem sempre. O bico fino pode até colaborar, mas, sozinho, não provoca o desenvolvimento da joanete, que pode ser hereditário ou provocado por um problema de estrutura óssea. Uma doença na coluna, por exemplo, pode alterar a estrutura do pé e causar o desenvolvimento da joanete. Aí o bico fino colabora nesse processo.

ACERTE NO CORTE
Unhas quadradas ou redondas? Nenhuma delas. A podóloga Kelly Oliveira afirma que o corte ideal é reto, com as pontas levemente arredondadas, de forma que não encravem e respeitem o formato e a a estrutura de cada dedo: se ele é arredondado, não dá para fazer um corte completamente reto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá,
Posso ajudar?